Como funciona as campanhas políticas

Os candidatos usam os mais variados recursos para serem eleitos, utilizam de truques para conquistar o voto do eleitor. Eis alguns:

• Candidatos fazem divulgar previsões do além (videntes, astrólogos, mensagens de guias e outros) para passar a imagem de vitoriosos – essa jogada tem especial efeito em pessoas místicas, o que não falta em nosso país.

• Existe um truque por trás das guerras de acusações. Mesmo que a acusação não seja verdadeira, provoca a suspeita. É fácil assim inventar denúncias. Milhões de eleitores estão abertos a acreditar. Basta um indício, e pronto. A vítima da denúncia reage. Mas a polêmica já está armada e a dúvida instalada. Quando ele conseguir explicar e provar inocência, a eleição passou. Há uma antiga regra da política que estimula os tiroteios verbais. É um ditado: “O que importa não é o fato, mas a versão do fato”. Ou seja, o que importa não é o que realmente aconteceu, mas o que as pessoas acham que aconteceu.

• Um dos antigos truques de campanha é um candidato utilizar outra pessoa que não está ligado à ele para fazer ataques de baixo nível, assim quem faz o jogo sujo é outra pessoa e o candidato não fica com sua imagem comprometida.

• Revelações da vida pessoal do adversário. Durante as eleições, os candidatos buscam informações comprometedoras sobre seus concorrentes. E aí vale tudo: vida sexual, familiar, comercial. Qualquer coisa que tire votos. Podem até não usar as informações, mas elas servem como escudo. Nas campanhas, os candidatos tentam dividir o mundo entre os bons e os maus, o que é uma simplificação grosseira. Não existe uma pessoa que seja totalmente boa ou totalmente má. Todos têm defeitos e qualidades.

• Tem candidatos que assumem a condição de vítima porque ela é apreciada pela maioria das pessoas e rende simpatias populares.

• Candidatos a deputado ou senador prometem coisas que não estão ao alcance de seus futuros cargos. O papel de deputados e senadores é fazer leis e não obras. No máximo eles podem alterar o orçamento, mesmo assim uma pequena parte dele. Portanto, são falsas as promessas de deputados e senadores de construir hospitais, escolas, acabar com o analfabetismo, aumento de salário, baixar a inflação, geração de emprego e etc.

• Utilização da emoção é um truque antigo e certeiro. Tem muitos candidatos que apelam para a emoção dos eleitores e acabam conseguindo muitos votos.

• O salvador da pátria. A imensa maioria dos brasileiros é pobre e espera soluções imediatas para suas angústias e neste contexto um salvador da pátria é o que se espera. O salvador da pátria promete o paraíso, mas depois de eleito, pede paciência e começa a colocar culpa no seu antecessor que deixou os cofres vazios.

JCPR
Sociologia Politica - UFPR

4 comentários:

  1. Pedroso

    Extremamente pertinente.

    Uma pergunta, já que temos leis demais e a maioria mal feitas, os candatos não deveriam, antes de mais nada, comprometerem-se em simplificar a vida do brasileiro?
    Do jeito que vai deveremos andar ladeados por uma banca de advogados.
    Tudo é crime.

    Quanto à mídia deles é função da ignorância do eleitor...

    ResponderExcluir
  2. Pedroso apenas uma pergunta depois de eleito vç vai ter um comite ou escritorio em colombo onde nós seus eleitores o povo em geral tenha acesso a vç???????????????

    ResponderExcluir
  3. Realmente Cascaes vc tem razão, temos leis demais e justiça de menos.
    Aliás, aquela máxima que no Brasil tem lei que pega e lei que não pega, não passa de uma hipocrisia pois as ditas "leis que não pegam" são justamente as leis que privilegiam os direitos do cidadão trabalhador.

    ResponderExcluir
  4. Emerson, ainda não decidimos, mas o grupo decidirá junto qual a melhor forma.
    Pedroso.

    ResponderExcluir

De sua opinião, críticas e sugestões: