PEDROSO denuncia – Crime ambiental na região leste do Paraná

As curvas dá enjôo, mas o desmatamento da mata atlântica para o plantio de pinus... dá nojo.


Em visita por Adrianópolis, Tunas do Paraná e Bocaiuva do Sul, PEDROSO se vê com um cenário alarmante de descaso das autoridades ambientais do Paraná e a atitude criminosa das empresas que arrasam a mata atlântica para promover o plantio do pinus.
Pra quem não sabe, o pinus elliottii, também conhecido como pinheiro americano, é uma espécie de árvore bio-invasora. De acordo com a UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, o pinus é a mais agressiva planta invasora do globo.
As empresas devastam de maneira avassaladora os topos dos morros, o entorno das nascentes, córregos, rios, banhados, as encostas íngremes e os fundos de vales. Plantam a espécie invasora que toma o espaço da vegetação nativa e da restinga, ocasionando o que se chama de fenômeno de contaminação biológica, invasão que tira o espaço das espécies nativas e promove mudanças no ecossistema, impedindo o surgimento de outras espécies e expulsando a fauna. Estas empresas promovem uma verdadeira destruição ambiental, que arrancam a mata atlântica e queimam a vegetação não respeitando nem as áreas legalmente protegidas de preservação permanente.
PEDROSO considera que é necessário colocar um limite nestas empresas esganadas, inclusive com intervenção federal, pois não dá pra concordar que as autoridades locais não estejam vendo esta grotesca barbaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião, críticas e sugestões: